sábado, 19 de dezembro de 2009

NA SALA DE ESPERA DO MÉDICO...

Aconteceu outro dia. Dona Dirce esperava sua irmã que estava em consulta, quando chegou dona Cleide, em uma cadeira de rodas. Dona Dirce era uma senhora bem arrumada, com roupas distintas, mas de cores vivas, cabelos escuros, presos, usava acessórios brilhantes e alegres: brincos, colar; e sandálias de salto alto. Aparentava ter uns sessenta e poucos anos.
Já dona Cleide parecia ter uns oitenta. Chegou com o rosto triste, sem maquiagem, muitas rugas, cabelos grisalhos, vestindo uma camisola e chinelos. Parecia bem desanimada. Não demorou para que as duas começassem a conversar. Dona Dirce logo fez a pergunta que sempre surge nessas ocasiões:
- O que a senhora tem?
- Eu operei o joelho -respondeu dona Cleide- tenho artrose. Há um ano estou nesta cadeira de rodas, sofrendo...
-Mas porque não operou antes? –quis saber dona Dirce
-Eu tinha medo... -lamentou Cleide- a dor era muito forte. Só quem tem esta doença é que sabe. É a “pior dor do mundo”- concluiu.
Dona Dirce pensou por um instante e retrucou:
- Pois eu sei o que é essa doença. Eu tive artrose, e ainda pior, no quadril. Mas eu não esperei, não. Operei assim que o meu médico indicou. Imagine, ter MEDO!?
Dona Cleide olhou com desconfiança:
-E foi tudo bem?- reagiu.
-É claro! –respondeu Dirce – hoje eu ando, faço ginástica, danço – ela se levantou e deu uma “rebolada” – e até já arrumei um namorado...
-Mas é tão difícil... - ainda se lamentando dona Cleide – eu tenho filhos e...
-Eu também tenho! – retrucou Dirce
- Mas eu já tenho setenta e seis anos... – falou Cleide
E dona Dirce concluiu:
-E eu só tenho setenta e cinco!!!

Esta cena aconteceu de verdade, com duas senhoras, no meu trabalho ( os nomes são inventados).É claro que cada pessoa tem sensibilidades diferentes frente a seus problemas, suas dores, suas tristezas.Mas todos nós somos dotados de algo magnífico,que nos dá força de vontade , fé e superação. O que falta é achar isso dentro de cada um.Não importa o que a vida fez com você, mas o que você fez com o que a vida fez com você!!!
Essa é para pensar: nós estamos fazendo de nossos problemas “a maior dor do mundo” ou vamos dar uma “rebolada” para eles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário