segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A Fé e a Cura


A fé e a cura

No ano passado preparei uma palestra sobre este tema para o pessoal da catequese da Salette.Pesquisei muito, estudei bastante, e confesso, estava apreensiva, pois acho este assunto um tanto difícil. Eu sou médica, estudei e trabalho ouvindo ciência, mas minha fé também sempre guiou meus passos. Pesquisei em livros religiosos e também científicos, trabalhos publicados por grandes universidades,e livros éscritos por médicos, como o do Dr Roque Saviolli,cardiologista do INCOR, e de um engenheiro, Felipe Aquino, pessoas também ligadas profissionalmente à ciência, mas cuja fé mudou sua visão do mundo. Como chegar a um consenso entre Fé e Ciência?
Comecei dando um painel de toda a história, desde antes de Cristo, quando não havia ciência, até os tempos atuais, e achei coisas muito interessantes, como o que Freud ou Darwin, ou Pasteur falavam sobre Deus. Einsten afirmou que a religião sem ciência é cega, e ciência ´sem religião é paralítica.E hoje, ainda há este embate? Sim, e muito forte,e podemos concluir o seguinte:a fé precisa da luz da ciência para não se tornar cega, fanática, fundamentalista e perigosa. A ciência, por outro lado, precisa da fé para não cair no racionalismo e não colocar suas descobertas a serviço do mal. Sem obedecer a fé e a moral, a ciência pode destruir o próprio homem. Ex:bomba atômica, células tronco embrionárias, clonagem. É preciso um “freio”, uma visão de moralidade e de ética para cada descoberta, e este é o papel da Igreja neste momento.
Depois mostrei alguns trabalhos científicos mostrando a influência da religião na cura física.Diante de todos estes estudos, podemos olhar para a religiosidade como sendo mero “método terapêutico”, estando desvinculado de qualquer ação divina ou espiritual?Estes estudos apenas mostram como a calma, a meditação pode influenciar nossa saúde. Mas estes motivos são óbvios, são vinculados à sociabilidade, á melhores cuidados, à auto segurança. Mas não é assim que pensa quem tem a fé verdadeira. Como podemos então explicar a oração feita para outra pessoa?
Não dá para associar a cura de uma pessoa através das orações de outras pessoas, o que é muito comum de se observar. Não dá para explicar isso cientificamente, pois só com os olhos da fé podemos entender tal fato.
Para quem reza, não interessa nenhum destes estudos, pois a explicação é um grande mistério. A cura para quem tem fé passa pelos Dons do Espírito Santo, e hábitos que nos conduzem a pensar e agir como faria Jesus Cristo ou Sua Santíssima Mãe. Aqueles que se deixam levar pelo Espírito Santo, vão se comportar de modo divino, e com isso, podem se sentir curados de forma integral (corpo e espírito).
Discutir os porquês das doenças é um grande mistério. O plano de Deus é um mistério para nós. Porque alguns sofrem mais, porque alguns se curam?
Alguns dizem que o sofrimento é um processo de crescimento interior, pois muitas pessoas mudam seu comportamento, sua vida após um grande sofrimento.
Mas não podemos dizer que Deus nos faz sofrer como se fosse uma lição ou castigo, uma repreensão ou retaliação. Não nascemos para a doença, mas para a saúde, o bem estar.
O organismo humano foi feito para ser saudável, temos um ótimo sistema de defesa contra quaisquer situações externas, inclusive as doenças. Quando este sistema imune falha, podemos adoecer. Da mesma forma, temos um sistema de defesa espiritual, que nos defende de maus pensamentos, tristeza, pessimismo, depressão, se permitirmos uma abertura aí, poderemos ser levados a doenças que nos desequilibram emocionalmente, o que leva também ao desequilíbrio familiar e social.
É complicado tentar entender o porquê da doença, pois não há uma razão ou lógica aí.
Para nós, basta saber que Deus, em sua infinita bondade, nos apóia em momentos de sofrimento, e devemos colocá-Lo como foco principal de nossa existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário