domingo, 30 de janeiro de 2011

Dra Zilda Arns


Há um ano, naquele terrível terremoto no Haiti, onde mais de 200.000 pessoas morreram, perdemos também a incrível dra Zilda Arns, que criou a Pastoral da Criança aqui no Brasil, e foi exemplo para países do mundo todo.
A dra Zilda morreu após ministrar uma palestra para sacerdotes em uma Igreja no Haiti, a qual foi totalmente destruída. Me lembro de ver as imagens dos escombros da Igreja, sobrando somente em pé uma imagem de um enorme crucifixo.
Nesta última palestra, uma das mensagens que ela passou foi:

"Assim como os pássaros que protegem seus filhotes deixando-os em lugares altos em seus ninhos, mantendo-os longe dos perigos e mais perto de Deus, assim devemos cuidar de nossas crianças"

Na época , fiquei muito emocionada com as notícias que vieram do Haiti, e acho que todos ficaram. Eu sempre admirei muito o trabalho da dra Zilda, que com orientações simples , dando informações às mães e cuidadoras de crianças, conseguiu diminuir as taxas da mortalidade infantil aqui e até em outros países. A Pastoral da Criança orienta a alimentação, fornece a multimistura, ensina o soro caseiro, que já salvou milhares de crianças da desnutrição, entre outras coisas. Simples, barato, muito inteligente!
Às vezes, muitos de nós trabalhamos e quando há um problema qualquer, ficamos à espera de que o governo ou alguma autoridade resolva.Não foi o que ela fez: ao perceber que crianças morriam por simples falta de informação às mães, arregaçou as mangas de seus "santos" braços, e pôs mãos à obra, sem esperar que o governo resolvesse isso.
Muitas reportagens e depoimentos da época me chamaram a atenção:

"....se foi a belezinha que amava tanto as crianças..."(Hilda Arns, freira,irmã da dra Zilda)

"...Minha irmã morreu de maneira muito bonita, na causa que sempre acreditou. Que nosso Deus acolha no céu todos aqueles que na Terra lutaram pela crianças e pelos desamparados. Não é hora de perder as esperanças."- Dom Paulo Evaristo Arns

"Há pessoas que não enterramos, e sim semeamos" -frase de Dom Helder Câmara

Eu resolvi escrever um pouco aqui, para lembrar sempre desta grande pessoa, que semeou o amor pela terra, e que fez brotar tantos frutos.

"Bem-Aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque serão saciados(...), Bem-Aventurados os puros de coração, porque verão à Deus. Bem aventurados os que promovem a Paz, porque serão chamados Filho de Deus" Mt 5, 1-12 - Palavras de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário