segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mãos Talentosas

Ontem eu assisti a este filme, e achei lindo! É a história real do Ben Carson, que é considerado o melhor neurocirurgião infantil da atualidade. Ele atua no hospital John Hospkins, nos EUA.
A história chama a atenção por várias coisas, como a sua tragetória, inteligência, dedicação, mas principalmente duas coisas me emocionaram: uma delas foi a determinação de sua mãe, que não sabia ler, mas fez de tudo para que seus filhos fossem MELHORES do que as outras pessoas. Foi uma presença FORTE e DETERMINANTE na vida dele.
A outra foi a FÉ que ele demonstrou durante toda a sua vida, nunca deixando de lado a confiança de que Deus estava do seu lado. É muito legal uma cena dele se paramentando para uma cirurgia importante, e pede à Deus que o acompanhe.
Então, fica a dica deste filme lindo e muito emocionante, que é uma verdadeira lição de vida!
" Mãos Talentosas"- a história de Ben Carson

domingo, 30 de janeiro de 2011

Dra Zilda Arns


Há um ano, naquele terrível terremoto no Haiti, onde mais de 200.000 pessoas morreram, perdemos também a incrível dra Zilda Arns, que criou a Pastoral da Criança aqui no Brasil, e foi exemplo para países do mundo todo.
A dra Zilda morreu após ministrar uma palestra para sacerdotes em uma Igreja no Haiti, a qual foi totalmente destruída. Me lembro de ver as imagens dos escombros da Igreja, sobrando somente em pé uma imagem de um enorme crucifixo.
Nesta última palestra, uma das mensagens que ela passou foi:

"Assim como os pássaros que protegem seus filhotes deixando-os em lugares altos em seus ninhos, mantendo-os longe dos perigos e mais perto de Deus, assim devemos cuidar de nossas crianças"

Na época , fiquei muito emocionada com as notícias que vieram do Haiti, e acho que todos ficaram. Eu sempre admirei muito o trabalho da dra Zilda, que com orientações simples , dando informações às mães e cuidadoras de crianças, conseguiu diminuir as taxas da mortalidade infantil aqui e até em outros países. A Pastoral da Criança orienta a alimentação, fornece a multimistura, ensina o soro caseiro, que já salvou milhares de crianças da desnutrição, entre outras coisas. Simples, barato, muito inteligente!
Às vezes, muitos de nós trabalhamos e quando há um problema qualquer, ficamos à espera de que o governo ou alguma autoridade resolva.Não foi o que ela fez: ao perceber que crianças morriam por simples falta de informação às mães, arregaçou as mangas de seus "santos" braços, e pôs mãos à obra, sem esperar que o governo resolvesse isso.
Muitas reportagens e depoimentos da época me chamaram a atenção:

"....se foi a belezinha que amava tanto as crianças..."(Hilda Arns, freira,irmã da dra Zilda)

"...Minha irmã morreu de maneira muito bonita, na causa que sempre acreditou. Que nosso Deus acolha no céu todos aqueles que na Terra lutaram pela crianças e pelos desamparados. Não é hora de perder as esperanças."- Dom Paulo Evaristo Arns

"Há pessoas que não enterramos, e sim semeamos" -frase de Dom Helder Câmara

Eu resolvi escrever um pouco aqui, para lembrar sempre desta grande pessoa, que semeou o amor pela terra, e que fez brotar tantos frutos.

"Bem-Aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque serão saciados(...), Bem-Aventurados os puros de coração, porque verão à Deus. Bem aventurados os que promovem a Paz, porque serão chamados Filho de Deus" Mt 5, 1-12 - Palavras de Jesus Cristo.

Bicicleta




Todo ano, quando passo férias neste meu "paraíso", que é Peruíbe, uma das coisas de que mais gosto é de fazer as caminhadas de final de tarde, pela orla da praia. É maravilhoso ter o privilégio de desfrutar desta paisagem linda, sentir a brisa, o cheiro do mar, a paz, o silêncio. A gente consegue ver, sentir, ouvir, enfim, focalizar cada sentido em particular, é uma verdadeira "meditação", aliada a uma atividade física e à respiração, dá para colocar os pensamentos em ordem, ou simplesmente não pensar em nada! Também é muito bom ir caminhar em companhia das amigas - Flávia e Lucimara - ou da minha mãe e minha irmã- conversando, rindo,e porque não, até cantando! ( que ninguém nos ouça!)
Mas neste ano, eu fiquei preocupada, pensando que não poderia fazer minhas caminhadas: estava com a tal " fascite plantar", que é uma inflamação no tendão do pé, que dá uma dor danada, e dificulta muito para andar. Estava com essa dor há quese 6 meses, e nada melhorava!
Aí, resolvi o problema com uma BICICLETA! É isso mesmo! Não força o pé, e dá para andar a orla inteira, e curtir do mesmo jeito.
Em Peruíbe tem várias ciclovias, pois a população de lá tem o hábito de usar a bike como meio de tranporte no dia a dia. Facilita bastante. Mas a ciclovia que eu mais curti foi a da praia, que pega toda a extensão, é um caminho muito bonito, todo arborizado, perfeito! No final, minha dor no pé serviu para que eu descobrisse um novo jeito de curtir as férias. E não é que , poupando a caminhada, a dor foi melhorando, e até deu para fazer uns passeiosà pé no final das férias!!!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Portinho






Em Peruíbe tem um lugar muito legal para se comprar peixe - o Portinho. Fica na margem do rio que desagua no mar, dá para ver os barquinhos saindo e chegando, trazendo pescados fresquinhos, ainda contando com a simpatia do pessoal que trabalha lá: tem o box da dona Maria, da sua irmã dona Rosa, do Luíz, o box do Periquito, e tantos outros.Também dá para curtir uma paisagem linda, do rio com o mar, o morro dos Itatins, os barcos coloridos.
Este ano, temos uma novidade: foi construído um mercado de peixes e o pessoal vai se mudar para lá. Na verdade fica no mesmo lugar, mas ficou bem maior, mais moderno, mais prático. O Portinho já estava pequeno, quando a cidade está cheia de turistas, fica lotado.
Quem for conhecer Peruíbe, não deixe de visitar o lugar, e comprar peixe fresquinho, camarão, mariscos, ostras, siri, carangueijo, e pescados como a tainha, corvina, cação, pescada branca e tantos outros.
A mudança foi dia 20/janeiro/2011, e eu fui lá uns dias antes para fotografar o portinho "velho", e deixar registrado.Vai deixar saudades... É o progresso chegando!

Café da Tarde


Ah, como é bom uma tarde gostosa, no meio das férias, deitar preguiçosamente em uma rede, pensar na vida, ou simplesmente deixar a mente vazia, com " bolas de capim" rolando pelo deserto mental... ouvir os passarinhos do final da tarde, sentir a brisa mais fresca... Bom, isso é tão difícil acontecer nesta nossa vida corrida, mas de vez em quando é bom a gente se deixar levar pela preguiça da tarde.Que tal se dar um descanso, e curtir um bolo com café, do tempo da vovó?
Eu aprendi esta receita de bolo de côco feito com arroz cru. Foi a Flávia quem ensinou, e dá super certo! Aí vai:

Bolo de Côco com Arroz:

1 copo de arroz cru - lavar, escorrer e deixar de molho em 1 copo de leite por 4 hs
Depois bater no liquidificador esta mistura de arroz com leite, acrescentar:
3 ovos
11/2 copo de açúcar
1 copo de óleo
1 pacotinho de côco ralado (50g)
1 pacotinho de queijo ralado (50g)
1 colher de fermento
Coloque em fôrma untada com manteiga e polvilhada com açúcar e leve ao fôrno pré aquecido.
fica muito bom!!! Um bom fim de tarde à todos!!!

O Livro de Eli

O Livro de Eli
No ano passado,eu tive a oportunidade de ver este filme, que tinha sido indicado por uma amiga. O Livro de Eli é um filme que à princípio me pareceu triste e pesado, pois fala de um mundo pós guerra, onde pouca coisa sobrou. Tem umas cenas até violentas, fortes. Mas a mensagem é incrível- Eli é o guardião do único livro sagrado que restou no mundo. Ele luta para levar este livro para o lugar certo, para que ele ajude a reconstruir a humanidade.
O que nos faz refletir, é o fato de que a Bíblia é um livro de extrema importância, que nos leva à salvação, mas em mãos erradas, esta mesma Bíblia pode ser usada para o mal, para fins de manipular o povo através da sua crença. A Bíblia em mãos erradas pode ser um grande perigo, e hoje podemos ver isso na nossa realidade, é o que fazem essas seitas que manipulam as mentes usando palavras em nome de Deus!!!
Não vou contar o filme, espero que vocês assistam e tirem suas conclusões. Ao terminar, a gente se surpreende, e dá vontade de assistir novamente, para compreender cada parte.
Bom, passem na locadora, coloquem a pipoca pra estourar, e boa sessão de cineminha em casa!!!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A Água e Suas Mensagens




Uma das coisas que pesquisei para a palestra, foi o poder da oração de intercessão, e acabei encontrando, por indicação de um grande amigo, este maravilhoso trabalho feito no Japão pelo dr Massaro Emoto. Ele pegou amostras de água de uma mesma fonte, e as submeteu a diversas situações, depois, congelando-as, observou os cristais formados. Podemos ver claramente, que a água que recebeu uma oração ( para nós seria a água benta), formou cristais lindíssimos, diferente da que recebeu uma mensagem ruim, por exemplo uma ameaça de morte.
Nosso corpo é feito de 70% de água, e por aí podemos observar que bons pensamentos dirigidos a outra pessoa pode sim provocar alteração de suas moléculas. Este trabalho é só o início, mas pode ser o começo de novas descobertas que vão nos dizer aquilo que nós que temos fé já sabemos: o poder da oração na nossa vida!!!
Quem quiser saber detalhes deste trabalho, procure no google com o nome do autor ( Massaro Emoto), ou do seu livro ( Mensagem das Águas).
Também recomendo assistir ao filme : "Quem Somos Nós", que mostra um pouco deste lindo e fascinante trabalho.
Nas fotos acima, o primeiro cristal é de uma amostra que recebeu orações de 500 pessoas. As outras mostram em detalhes a água antes e depois da oração.

A Fé e a Cura


A fé e a cura

No ano passado preparei uma palestra sobre este tema para o pessoal da catequese da Salette.Pesquisei muito, estudei bastante, e confesso, estava apreensiva, pois acho este assunto um tanto difícil. Eu sou médica, estudei e trabalho ouvindo ciência, mas minha fé também sempre guiou meus passos. Pesquisei em livros religiosos e também científicos, trabalhos publicados por grandes universidades,e livros éscritos por médicos, como o do Dr Roque Saviolli,cardiologista do INCOR, e de um engenheiro, Felipe Aquino, pessoas também ligadas profissionalmente à ciência, mas cuja fé mudou sua visão do mundo. Como chegar a um consenso entre Fé e Ciência?
Comecei dando um painel de toda a história, desde antes de Cristo, quando não havia ciência, até os tempos atuais, e achei coisas muito interessantes, como o que Freud ou Darwin, ou Pasteur falavam sobre Deus. Einsten afirmou que a religião sem ciência é cega, e ciência ´sem religião é paralítica.E hoje, ainda há este embate? Sim, e muito forte,e podemos concluir o seguinte:a fé precisa da luz da ciência para não se tornar cega, fanática, fundamentalista e perigosa. A ciência, por outro lado, precisa da fé para não cair no racionalismo e não colocar suas descobertas a serviço do mal. Sem obedecer a fé e a moral, a ciência pode destruir o próprio homem. Ex:bomba atômica, células tronco embrionárias, clonagem. É preciso um “freio”, uma visão de moralidade e de ética para cada descoberta, e este é o papel da Igreja neste momento.
Depois mostrei alguns trabalhos científicos mostrando a influência da religião na cura física.Diante de todos estes estudos, podemos olhar para a religiosidade como sendo mero “método terapêutico”, estando desvinculado de qualquer ação divina ou espiritual?Estes estudos apenas mostram como a calma, a meditação pode influenciar nossa saúde. Mas estes motivos são óbvios, são vinculados à sociabilidade, á melhores cuidados, à auto segurança. Mas não é assim que pensa quem tem a fé verdadeira. Como podemos então explicar a oração feita para outra pessoa?
Não dá para associar a cura de uma pessoa através das orações de outras pessoas, o que é muito comum de se observar. Não dá para explicar isso cientificamente, pois só com os olhos da fé podemos entender tal fato.
Para quem reza, não interessa nenhum destes estudos, pois a explicação é um grande mistério. A cura para quem tem fé passa pelos Dons do Espírito Santo, e hábitos que nos conduzem a pensar e agir como faria Jesus Cristo ou Sua Santíssima Mãe. Aqueles que se deixam levar pelo Espírito Santo, vão se comportar de modo divino, e com isso, podem se sentir curados de forma integral (corpo e espírito).
Discutir os porquês das doenças é um grande mistério. O plano de Deus é um mistério para nós. Porque alguns sofrem mais, porque alguns se curam?
Alguns dizem que o sofrimento é um processo de crescimento interior, pois muitas pessoas mudam seu comportamento, sua vida após um grande sofrimento.
Mas não podemos dizer que Deus nos faz sofrer como se fosse uma lição ou castigo, uma repreensão ou retaliação. Não nascemos para a doença, mas para a saúde, o bem estar.
O organismo humano foi feito para ser saudável, temos um ótimo sistema de defesa contra quaisquer situações externas, inclusive as doenças. Quando este sistema imune falha, podemos adoecer. Da mesma forma, temos um sistema de defesa espiritual, que nos defende de maus pensamentos, tristeza, pessimismo, depressão, se permitirmos uma abertura aí, poderemos ser levados a doenças que nos desequilibram emocionalmente, o que leva também ao desequilíbrio familiar e social.
É complicado tentar entender o porquê da doença, pois não há uma razão ou lógica aí.
Para nós, basta saber que Deus, em sua infinita bondade, nos apóia em momentos de sofrimento, e devemos colocá-Lo como foco principal de nossa existência.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Madre Tereza


"Se você é gentil,podem acusá-lo de egoísta, interesseiro. Seja gentil assim mesmo!
Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e inimigos verdadeiros.Vença assim mesmo!
Se você é generoso e franco, podem enganá-lo.Seja bondoso e franco assim mesmo!
O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra. Construa assim mesmo!
Se você tem paz e é feliz, poderão sentir inveja. Seja feliz assim mesmo!
O bem que você faz hoje,poderão esquecê-lo amanhã. Faça o bem assim mesmo!
Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo!
Veja você, que no final, o acerto de contas é entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros!"

Madre Tereza de Calcutá, Prêmio Nobel da Paz em 1979

sábado, 1 de janeiro de 2011

Um tempo para cada coisa - Eclesiastes,3,1-8

"Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus;
tempo para nascer,
e tempo para morrer;
tempo para plantar,
e tempo para arrancar o que foi plantado;
tempo para matar,
e tempo para sarar;
tempo para demolir,
e tempo para construir;
tempo para chorar,
e tempo para rir;
tempo para gemer,
e tempo para dançar;
tempo para atirar pedras,
e tempo para ajuntá-las;
tempo para dar abraços,
e tempo para apartar-se.
Tempo para procurar,
e tempo para perder;
tempo para guardar,
e tempo para jogar fora;
tempo para rasgar,
e tempo para costurar;
tempo para calar,
e tempo para falar;
tempo para amar,
e tempo para odiar;
tempo para a guerra,
e tempo para a PAZ."


A música abaixo, do The Birds ilustra esta passagem do Antigo Testamento.
Um FELIZ ANO NOVO para todos nós, que possamos fazer do novo tempo um tempo de Amor e de Paz!!!!

Turn Turn Turn