quinta-feira, 17 de junho de 2010

ISTAMBUL





Mercado de Especiarias
Hoje começamos o dia conhecendo o mercado de especiarias. É bem parecido com o mercado central de São Paulo, com várias bancas de temperos, muitas cores, cheiros e sabores diferentes. É um lugar que mexe com todos os sentidos, a gente fica sem saber o que ver primeiro. Tem as especiarias, os temperos, chás de vários cheiros deliciosos, doces lindos, muito mel, pistache, frutas secas, tâmaras gigantes, as delícias turcas, e também muitas cores das cerâmicas e dos lenços e “pachminas” (echarpes típicas daqui).
Os chás mais típicos são os de maçã, romã, limão, laranja e canela, que eles tomam num copinho diferente, bem bonitinho.
Os comerciantes tentam se comunicar em qualquer idioma, para não perder uma venda, e negociam MUITO.A gente tem que ficar o tempo todo pechinchando, pedindo desconto- chega a ser chato, a gente compra e fica com a sensação de que podia ter pago menos. Mas isso é cultural daqui, não é nosso costume, por isso é tão esttranho.
Na frente do mercado tem uma grande Mesquita, que foi feita para a mãe de um Sultão., e tem uma praça bem ampla. Teve uma cena que chamava a atenção: as pessoas alimentando os pombos na praça- muitos pombos mesmo. Aqui uma fonte de renda para pessoas mais pobres é a venda de grãos para os pombos.

BÓSFORO
Fizemos um passeio de barco pelo estreito de Bósforo, que separa a Europa da Ásia. As águas saem do mar de Mármara e vai em direção ao mar Negro. Nós passamos pela margem européia, vendo vários palácios do Sultões, inúmeras Mesquitas, fortalezas da época da invasão turca, muralhas, e muitas mansões. Passamos por duas pontes, que ligam os dois continentes, e as bandeiras da Turquia oriental e ocidental ficam posicionadas uma em frente à outra. A volta é pela margem asiática, também com lindas e antigas construções.
Foi um passeio incrível !!!

MURALHA
Istambul é a antiga cidade de Constantinopla, criada pelo Imperador romano Constantino no sec II dC. Naquela época , havia uma muralha que cercava toda a cidade, como proteção. Ainda podemos ver várias partes desta muralha pela cidade toda.

Um comentário:

  1. Parece que esse mercadão aí é mais bonito que o daqui! Tem mais cores! Então Claudia, quero que vc não se preocupe em ficar procurando o quadri-nho que te falei,pode trazer qquer lembrança daí,desde que não te atrapalhe, pois eu sei o qto é chato ficar procurando coisas p/os outros
    pode ser echarpe,caixinha de chá romã, coisa facil de por na mala que não seja volumoso ok?
    Boas compras!

    ResponderExcluir