quinta-feira, 17 de junho de 2010

Diário de Bordo - segundo dia/IstambulISTAMBUL – TURQUIA


ISTAMBUL – TURQUIA
Istambul é uma cidade muito bonita, bem parecida com São Paulo. Grandes avenidas, muito trânsito, ruas lotadas de pessoas , grandes edifícios, muito comércio. É uma cultura bem diferente, mas o dia a dia parece muito com o nosso. 98% da população daqui é da religião Muçulmana, e grande parte das mulheres usam lenço na cabeça, e roupas bem fechadas.
As ruas são largas, bonitas e a paisagem é marcada pelos Minaretes das Mesquitas – aquelas torres altas e fininhas –aqui tem muitas delas.
A cidade é cortada pelo estreito de Bósforo, que separa o continente europeu do asiático.Hoje fizemos um passeio fantástico por lá, de barco, e é incrível passar pelas pontes e ver as bandeiras da Turquia dos dois lados, uma bem em frente à outra, sendo uma da Europa e outra da Asia.
A comida é bem gostosa. Os pratos são super coloridos , porque eles misturam vários legumes,verduras, tem muita salada. No mercado de especiarias vimos grande quantidade de temperos coloridos. O café da manhã é bem diferente, aqui não tem frutas, e sim legumes, como tomates, pepinos, berinjela grelhada, abobrinha, azeitonas, e é claro, muita coalhada. Os doces são lindos, e é bem típico uma tal de “delícia turca”, que é um doce com mel e pistache, que foi criado na época dos Sultões, para dar energia à eles.
Amanhã sairemos deste mundo muçulmano, e iremos á Capadócia, que é mais voltado ao Cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário