domingo, 13 de março de 2011

ÊXODO


Na última semana, retornamos às aulas de Teologia, que já frequento há dois anos. São aulas muito enriquecedoras, onde aprendemos a aprofundar a nossa fé, a termos outra visão da religião que conhecemos desde criança. Quantas vezes já ouvimos as histórias do Gênesis, da Criação do Mundo e do homem, da saída do Egito, das Tábuas da Lei de Moisés, etc. Mas agora vejo tudo isso com outras perspectivas, com um novo olhar, e o mais importante é "O QUE" este novo olhar trará para minha vida, para entender cada momento, para ajudar na evangelização e no meu dia a dia, no meu trabalho e na vida de minha família. È incrível como é rico o texto bíblico, e como às vezes não percebemos isso, por estarmos até " acostumados" a ler com a visão de quem "já sabe desta história"!
Uma das reflexões que fiz foi sobre o Êxodo. A nossa vida é uma eterna caminhada, a procura da Terra Prometida, do Reino de Deus.Quantas vezes nos sentimos oprimidos, explorados por sentimentos de incertezas, de angústias, de raiva e ódio até. O stress diário, a depressão,a falta de tempo - ou melhor, a desorganização do tempo - tudo isso é comum hoje em dia, e se deixarmos, são situações que vão nos maltratando cruelmente todos os dias. Estamos então no " Egito", e precisamos ser libertados, sendo chamados à sair. Para conseguir é prioridade ter Fé, a certeza de que Deus ESTÁ ao nosso lado. É Ele quem vai nos guiar na caminhada, que nos dará o alimento, a força, a coragem dia após dia. È necessário que se faça uma Aliança com Ele, que vivamos em sua Lei, que sabemos agora ser apenas AMAR. E assim, começar a caminhar, e esta caminhada pode ser até ardua, difícil: é um caminho pelo "deserto", afinal. É neste caminho que vamos amadurecer nossas idéias, definir o que é a nossa "Terra Prometida", aonde queremos chegar, e é durante esta caminhada que iremos conhecer à Deus com maior profundidade, e também conhecermos a nós mesmos. Nós fomos criados para sermos FELIZES, e isso só é possível quando estamos entre pessoas felizes, e se pudermos proporcionar pelo menos um pouquinho de felicidade ao nossos irmãos. Chegaremos aí à Terra Prometida. Mas logo aparecerão novos problemas, e seremos chamados novamente, só que a cada caminhada, teremos a experiência da anterior, e conseguiremos chegar com maior rapidez, adquirindo novas conquistas. Assim sucessivamente, na nossa caminhada de FÈ!
Meus amigos, olhando agora para trás, quantas vezes já passei por isso! Quantas saídas do Egito, já até passei pelo Mar Vermelho, e Deus me deixou atravessar em terra seca, enquanto meus medos e angustias se afogaram lá atrás. Já fiz tantas Alianças, já desanimei no deserto , já murmurei, reclamei, puxa!!! Foram tantos Êxodos, e ainda enfrentarei muitos outros... Mas a cada um , mais preparada, mais confiante, e SEMPRE COM DEUS AO MEU LADO. ESTA CERTEZA ME BASTA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário