sábado, 19 de março de 2011

São José




Hoje, 19 de março, é dia de São José. Ao falar de José, logo me lembro de uma bondade sem fim; de humildade, de paciência, e principalmente de confiança, coragem e FÉ!
José era um chefe de família, e não era qualquer uma: era a “Sagrada Família”. Com coragem, soube proteger Maria e o pequeno Jesus quando se fez necessário, soube cuidar e educar o Filho, lhe ensinando um trabalho; soube amar Maria incondicionalmente.
Pouco sabemos sobre a vida de José através dos Evangelhos, mas sabemos que era carpinteiro, que parte de sua vida foi dedicada à esta Família,e que ele abençoadamente ao morrer, tinha Maria e Jesus ao seu lado.
Hoje, podemos encontrar pessoas assim, como José, que sabe confiar, esperar, sabe ser bom e puro de coração? Encontramos chefes de família tão dedicados, apaixonados e responsáveis?
Tenho certeza que sim: podemos encontrar ainda hoje pais que cuidam, protegem, se preocupam, amam suas famílias a ponto de passarem a vida trabalhando pelo seu bem. É a todos estes “Josés” de hoje que vamos voltar nossos pensamentos , todo o nosso amor e agradecimento, para que possam ter sempre Jesus e Maria ao seu lado!

São José, valei-nos!

"José foi um pai tão maravilhoso, que Jesus chamava a Deus de PAI"

As fotos acima nós tiramos na Igreja da Sagrada Família em Nazaré, Israel/junho 2010

domingo, 13 de março de 2011

YouTube - Human Planet - Web exclusive series trailer - BBC One

YouTube - Human Planet - Web exclusive series trailer - BBC One
E por falar nisso... aproveitando o "gancho" da Campanha da Fraternidade, vejam este vídeo fantástico de cenas do nosso Planeta e seus habitantes...

Campanha da Fraternidade - 2011




CF 2011: Creio em Deus, Pai Criador
Artigo do Cardeal Dom Odilo Scherer

A Campanha da Fraternidade de 2011 (CF-2011) propõe uma questão de evidente atualidade: fraternidade e a vida no nosso Planeta. Nem é preciso argumentar muito para justificar a escolha desse tema pela CNBB: Já faz tempo que estudiosos estão alertando para o fenômeno do aquecimento global e suas consequências para o clima e para o equilíbrio ecológico.
As conferências mundiais sobre o clima, que congregam as maiores autoridades científicas da área, deixam sempre mais evidente que o sistema produtivo da economia moderna e contemporânea desencadeia intervenções inadequadas do homem na natureza e se constitui numa ameaça real para o equilíbrio ecológico e até mesmo para o futuro da vida na terra. Em contraste com tais constatações, nas mesmas movimentadas conferências sobre o clima, as principais autoridades políticas e econômicas do planeta não conseguem chegar a um acordo sobre as medidas a serem adotadas para sanar o problema e prevenir os riscos. É difícil redimensionar o desenvolvimento econômico, quando a receita é renunciar a certo padrão de consumo dos recursos naturais, que equivale à depredação e depauperamento da natureza. Exigimos da natureza mais do que ela pode oferecer, sem comprometer a sua sustentabilidade.
A CF-2011 convida a encarar seriamente a responsabilidade humana em relação ao futuro da vida no planeta Terra, o “ninho da vida” no universo, a casa comum da grande e diversificada família humana. O Texto Base, que apresenta a proposta da CF, traz argumentos e reflexões sobre o fenômeno do aquecimento global e os motivos que deveriam levar todos a pensar sobre o que é possível fazer e o que não se deveria fazer, para evitar a deterioração do ambiente da vida na Terra. Argumentos bíblicos e teológicos deveriam motivar os cristãos e todos os crentes em Deus a uma verdadeira conversão nos modos de viver e de se relacionar com a natureza, quando ficam comprometidas a qualidade da vida e a fraternidade na família humana. Todos são convidados a se envolverem na CF-2011.
Destaco dois motivos de fundo religioso, que deveriam ser levados em conta por todas as pessoas de fé no tocante à questão ecológica. Primeiramente, tratar bem a natureza e cuidar do pedaço do planeta que ocupamos está implicado na nossa fé no Deus Criador. Professamos a fé no Deus, Criador do Céu e da Terra, não importa como, ou quando isso aconteceu. A ciência pode continuar a pesquisar sobre a origem do universo e da vida na Terra e isso não contradiz a nossa fé no Deus Criador. O certo é que não fomos nós que demos origem a toda essa beleza e grandiosidade. Dizer que tudo isso surgiu por si mesmo é um grande absurdo.
Mas também aprendemos da nossa fé que Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, confiando-lhe o cuidado do “jardim da vida”. Embora pequeninos entre as criaturas do grande universo, somos importantes e Deus nos trata com predileção especial. O poeta do Salmo tem consciência disso, quando exclama, admirando o céu numa noite estrelada: “Que é o homem, Senhor, para que dele te ocupes?! No entanto, Tu o fizeste pouco menor que um deus... Tu o colocaste à frente da obra de tuas mãos!” (cf Sl 8). Sim, Deus colocou o mundo à disposição do homem; não para que acabe com ele, e sim, para que dele viva e usufrua, mas também para que zele por ele, qual bom administrador. Cuidar bem da natureza é sinal de fé e de gratidão para com o Deus Criador. Avançar sobre a natureza com a vontade de possuir e dominar é cair novamente na tentação de “ser deuses”, como Adão e Eva no paraíso (cf Gn 3). Quando o homem resolve assumir o lugar de Deus, desprezando seu desígnio, a desordem e o caos entram no mundo, com seus frutos de injustiça, violência e morte.
O outro motivo, relacionado com o primeiro, é de fundo ético e moral: Cuidar bem da Terra, nossa casa comum, é questão de responsabilidade e solidariedade. Os bens da criação foram colocados por Deus à disposição de todas as suas criaturas; descuidar da natureza, ou estragá-la, é falta de respeito e de justiça para com o próximo e para com as futuras gerações. Não somos os únicos a ocupar esta casa, nem seremos os últimos; e é moralmente correto pensar nos outros, quando nos relacionamos com a natureza. Não ficará bem deixar atrás de nós um paraíso depredado, o mundo cheio de lixo, as terras desertificadas, as águas contaminadas, o ar irrespirável, o equilíbrio ecológico comprometido... A CF-2011 é um convite a refletir, para formar uma consciência comum sobre nossa responsabilidade e para tomar decisões eficazes sobre os cuidados que a Terra merece. É nossa casa comum. E ainda será a casa dos que viverão depois de nós.
Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Arcebispo metropolitano de São Paulo

ÊXODO


Na última semana, retornamos às aulas de Teologia, que já frequento há dois anos. São aulas muito enriquecedoras, onde aprendemos a aprofundar a nossa fé, a termos outra visão da religião que conhecemos desde criança. Quantas vezes já ouvimos as histórias do Gênesis, da Criação do Mundo e do homem, da saída do Egito, das Tábuas da Lei de Moisés, etc. Mas agora vejo tudo isso com outras perspectivas, com um novo olhar, e o mais importante é "O QUE" este novo olhar trará para minha vida, para entender cada momento, para ajudar na evangelização e no meu dia a dia, no meu trabalho e na vida de minha família. È incrível como é rico o texto bíblico, e como às vezes não percebemos isso, por estarmos até " acostumados" a ler com a visão de quem "já sabe desta história"!
Uma das reflexões que fiz foi sobre o Êxodo. A nossa vida é uma eterna caminhada, a procura da Terra Prometida, do Reino de Deus.Quantas vezes nos sentimos oprimidos, explorados por sentimentos de incertezas, de angústias, de raiva e ódio até. O stress diário, a depressão,a falta de tempo - ou melhor, a desorganização do tempo - tudo isso é comum hoje em dia, e se deixarmos, são situações que vão nos maltratando cruelmente todos os dias. Estamos então no " Egito", e precisamos ser libertados, sendo chamados à sair. Para conseguir é prioridade ter Fé, a certeza de que Deus ESTÁ ao nosso lado. É Ele quem vai nos guiar na caminhada, que nos dará o alimento, a força, a coragem dia após dia. È necessário que se faça uma Aliança com Ele, que vivamos em sua Lei, que sabemos agora ser apenas AMAR. E assim, começar a caminhar, e esta caminhada pode ser até ardua, difícil: é um caminho pelo "deserto", afinal. É neste caminho que vamos amadurecer nossas idéias, definir o que é a nossa "Terra Prometida", aonde queremos chegar, e é durante esta caminhada que iremos conhecer à Deus com maior profundidade, e também conhecermos a nós mesmos. Nós fomos criados para sermos FELIZES, e isso só é possível quando estamos entre pessoas felizes, e se pudermos proporcionar pelo menos um pouquinho de felicidade ao nossos irmãos. Chegaremos aí à Terra Prometida. Mas logo aparecerão novos problemas, e seremos chamados novamente, só que a cada caminhada, teremos a experiência da anterior, e conseguiremos chegar com maior rapidez, adquirindo novas conquistas. Assim sucessivamente, na nossa caminhada de FÈ!
Meus amigos, olhando agora para trás, quantas vezes já passei por isso! Quantas saídas do Egito, já até passei pelo Mar Vermelho, e Deus me deixou atravessar em terra seca, enquanto meus medos e angustias se afogaram lá atrás. Já fiz tantas Alianças, já desanimei no deserto , já murmurei, reclamei, puxa!!! Foram tantos Êxodos, e ainda enfrentarei muitos outros... Mas a cada um , mais preparada, mais confiante, e SEMPRE COM DEUS AO MEU LADO. ESTA CERTEZA ME BASTA!!!

terça-feira, 8 de março de 2011

Para meus AMIGOS



Este ano resolvi passar o carnaval descansando...só no sofá, vendo os outros sambarem...
Espero que todos tenham tido um ótimo carnaval, curtindo MUITO, cada um do seu jeito!!!!!!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Difícil ser Cristão?!?

Ontem foi dia de plantão para fazer as inscrições para a catequese de 2011, lá na Igreja em que eu participo. Quando chegamos, um amigo que já estava lá comentou, com um tremendo desgosto, que uma senhora foi fazer a inscrição de sua filha e perguntou quais as opções de dias para as reuniões. Ele respondeu:
- Temos reuniões de terça a sexta à noite, e o catecismo de segunda à sábado.
A decepção veio com o comentário da mulher:
- Assim fica difícil ser cristão!!! A igreja não nos dá opções de horário!!!
Ficamos perplexos e surpresos com esta observação: a catequese é feita de segunda à sábado, e ela quer que horário mais?! Nós, que trabalhamos na Pastoral, somos voluntários, temos nossos compromissos também: emprego, filhos, cursos,tarefas diárias...e ainda encontramos tempo para nos dedicarmos preparando aulas, organizando as reuniões, estudando o que vamos falar , etc.Mas parece que isso ainda é pouco!
Eu digo à esta e a outros que pensam como esta senhora, que também é difícil ser um bom aluno, e se tornar um bom profissional; é difícil ser uma bailarina, falar inglês fluente, saber nadar, tocar violão ou piano. Para tudo isso, é necessário dedicação, tempo, estudo, treino.
E para ser Cristão?Para ser CRISTÃO é preciso ser BOM, ter bom senso, ter EDUCAÇÃO, saber o que CRISTO disse e fez, ler a Bíblia, o Evangelho, saber interpretá-lo, ser amigo, fiel, honesto, frequentar a missa aos domingos, guardar dias santos, respeitar o nome de Deus.
Arrumar um tempo por semana para levar seu filho à catequese não é nada difícil, se compararmos com toda a correria dos dias de hoje. Se conseguimos tempo para tantas coisas, porque não para ensinarmos nossas crianças sobre sua religião? É importante que as crianças saibam e VIVAM o cristianismo, que está tão afastado das escolas atualmente, tão longe dos jovens, das "tribos", das turminhas que têm por aí.
Para quem tem uma criança em casa, pense nisso. Dê à ela a oportunidade de ser alguém do BEM, de ser FELIZ, de criar raízes profundas para que nenhuma ventania o abale no futuro.
Construa a casa de seu filho sobre a ROCHA firme da Palavra de Deus. Assim,serão fortes diante das diversidades da vida ! ( Mt 7, 21 - 27)

A catequese na nossa Paróquia é familiar - as crianças fazem o catecismo e os pais também participam, em reuniões semanais, entre amigos, onde discutimos temas, conversamos, e APRENDEMOS QUE É MUITO FÁCIL E GRATIFICANTE SER CRISTÃO!!!

Santuário - Paróquia Nossa Senhora da Salette
Site: www.portalsalette.org.br