segunda-feira, 26 de julho de 2010

JERUSALÉM


Eu vim de longe encontrar o meu caminho
Tinha um sorriso, e o sorriso ainda valia
Achei difícil a viagem até aqui
MAS EU CHEGUEI, MAS EU CHEGUEI!

Eu vim de carro, vim de trem e avião
Vim caminhando neste asfalto, neste chão
Achei difícil a viagem até aqui,
Mas eu cheguei...Mas eu cheguei

Eu vim por causa daquilo que não se vê
Vim nu, descalso, sem dinheiro e o pior
Vim caminhando, aqui estou , me decidi:
Eu vou ficar!!! EU VOU FICAR!!!!
( FOTO: Porta de Damasco)
(24-06-2010)

terça-feira, 6 de julho de 2010

Diário de bordo 9º dia - Tel Aviv



Ontem assistimos ao jogo Brasil x Costa do Marfim no hotel, mesmo, não deu pra fazer muita bagunça. Logo depois do jogo já colocamos as malas no ônibus para ir para o aeroporto. Descansamos uma horinha, e fomos pegar o avião para Istambul e conexão para Tel Aviv. Foi a noite toda viajando, chegamos aqui por volta das 10:00 da manhã.
Pronto, estamos em Israel, e a expectativa é grande. Mas hoje foi um dia livre em Tel Aviv, que é uma cidade grande e moderna, com muito trânsito, muita gente, como qualquer metrópole. É uma cidade litorânea, fica no mar Mediterrâneo. Estamos num hotel que fica à beira mar, muito bonito.
Depois de chegar e descansar um pouco,fomos dar uma volta, conhecer as ruas. Almoçamos em um barzinho na praia – aqui a comida é a que conhecemos: tem comida italiana, japonesa, lanches, - bem diferente da Turquia. Comemos um hambúrguer com batata frita, para sair do regime praticamente vegetariano que estávamos, e tomamos uma cerveja, porque ninguém é de ferro.Depois molhamos os pés no mediterrâneo, que chique!!!! ( o Ricardo deu um mergulho).
Se na Turquia não entendíamos nada de nada do que estava escrito em placas e cartazes, imaginem aqui, que o alfabeto é diferente!! Estou me sentindo uma analfabeta, literalmente!!!!!
Amanhã, recomeçamos a peregrinação.

Nossos Anjos da Guarda





Nossos Guias
Sergio ( foto de cima, junto com o Ricardo e o padre Marcos), foi nosso guia em Israel. Ele é brasileiro, e judeu. Uma pessoa muito bacana, daquelas que a gente fica feliz por ter conhecido, por fazerem parte de um pedacinho da nossa história. Ele nos transmitiu com muita propriedade e conhecimento tudo o que foi possível sobre a Terra Santa, e não foi pouco. O legal é que nós aprendemos um pouco de tudo.

Ahmet(segunda foto )foi nosso guia durante toda a visita à Turquia. Ele é turco, e é muçulmano, mas fala bem (+/_) o português, e sabe muito sobre o cristianismo, o que foi legal, porque ele pôde nos dar informações sobre a cultura Islâmica também, o que enriqueceu muito a visita. Ele tem um grande respeito por nossa religião, e isso foi muito bacana.Ele sabe acolher o diferente sem perder a sua identidade, e é o que estamos fazendo também!!!

Nossos padres
Estão nos acompanhando dois padres do Santuário Nossa Senhora da Salette: Padre Ildefonso (foto do meio) e Padre Marcos (foto de baixo). São maravilhosos, a cada oração, a cada missa e homilia, e até nas brincadeiras. Estamos muito bem acompanhados!!!!!!

Diário de bordo - 8º dia






Diário de bordo- 8º dia-Èfeso
Pela manhã fomos visitar a casa de Nossa Senhora. È maravilhoso, sem palavras!Depois vimos as ruínas da Basílica de São João, onde fica seu túmulo.E por fim, vimos as ruínas de Éfeso, também citada no livro do Apocalipse e onde Paulo pregou no grande teatro.
Participamos de uma missa em uma capela ao lado da casa de Maria. Na bandeira colocada no altar estão escritos pedidos de todos nós do grupo, e eu coloquei em intenção de todos os meus familiares e amigos, pedindo muita paz e saúde. Esta bandeira vai agora com a gente por toda a Terra Santa, e depois ficará exposta no Santuário da Salette, no Brasil.
Hoje foi um dia mais para ser vivida cada emoção, cada momento foi mágico. Não fiquei com a câmera, mas o Ricardo tirou algumas fotos. Foi o ponto alto da nossa peregrinação pela Turquia.
A visita à Éfeso foi bastante cansativa. A cidade é enorme, tem avenida, colunas, teatro, a grande biblioteca de Celsus, andamos por mais de uma hora, no sol quente de verão do hemisfério norte (“cameladinha” básica...),mas valeu a pena. É um lugar inesquecível.
Estou postando algumas explicações mais detalhadas dos lugares sagrados no blog : teologia quintas região Santana@blogspot.com. Quem quiser saber detalhes destes lugares fantásticos, acesse por lá.